A Reitoria da Universidade do Porto (UP) vai acolher a conferência “O Sistema de Saúde para o Cidadão” no sábado, dia 23 de março, cerimónia onde vão marcar presença várias figuras públicas, na maioria dos casos ligadas ao setor da Saúde. Além do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vão passar pelo Salão Nobre da UP Marta Temido, ministra da Saúde, Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, entre outros.

A iniciativa tem como objetivo discutir o futuro do setor no país.

Eurico Castro Alves, presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional da Saúde, assume a abertura da conferência, pelas 09h30, em conjunto com Germano de Sousa, ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, em representação dos Subscritores dos Princípios Orientadores para uma Lei de Bases da Saúde.

Segue-se a intervenção de Manuel Pizarro, Alto-Comissário da Convenção Nacional da Saúde e vereador da Câmara do Porto, que será orador principal e falará sobre o tema que dá nome à conferência: “O Sistema da Saúde para o Cidadão”.

No seguimento da intervenção do antigo secretário de Estado da Saúde, haverá um debate alargado que vai contar com a participação da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins,  e com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, entre outros.

A Sessão Solene de Abertura da Conferência, marcada para as 11h00, vai ser presidida pelo Presidente da República e integrar a ministra da Saúde, Marta Temido, o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira e Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

Ainda de manhã, a discussão vai centrar-se nos “Novos Modelos de Financiamento para a Sustentabilidade”, iniciada por Teodora Cardoso, presidente do Conselho Superior do Conselho das Finanças Públicas. Ao debate vão juntar-se nomes como Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e Manuel Lemos, presidente da União de Misericórdias Portuguesas.

Para terminar a conferência, já da parte da tarde, Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, vai assumir o papel de orador principal. Vão estar igualmente presentes na discussão representantes dos grupos parlamentares dos principais partidos com assento parlamentar (BE, CDS, PCP, PS e PSD) . O tema deste último painel vai ser a “Lei de Bases da Saúde: O consenso indispensável”.

O evento é organizado pela UP em parceria com a Convenção Nacional da Saúde e com os subscritores dos Princípios Orientadores para uma Lei de Bases da Saúde. A palestra é aberta ao público geral e as inscrições são gratuitas

Artigo editado por Filipa Silva