Portugal vai estar em alerta a partir desta quarta-feira até domingo, 31 de março, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias.

O “significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território” tal como o “estado de alerta especial amarelo em todos os distritos” levou o Governo a assinar um despacho que determina a declaração da situação de alerta em todo o território continental.

O Governo anunciou que o grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP será maior, “com reforço de meios para operações de vigilância e fiscalização“, explica o Gabinete do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, numa nota enviada à comunicação social esta terça-feira.

A proibição de queimadas e a “dispensa de trabalhadores do setor público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiros voluntários” são outras das medidas implementadas mediante o estado de alerta.

O Governo apela ainda aos cidadãos que “adequem os comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido divulgado” e informa que vai acompanhar o “evoluir da situação operacional.”

Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), nos próximos dias são esperadas temperaturas máximas a rondar os 25 graus.

Artigo editado por César Castro