A Universidade do Porto vai homenagear o vereador Paulo Cunha e Silva, esta quarta-feira, no edifício da Reitoria, com a inauguração da exposição “À Volta do Ato Médico“, marcada para as 18h00. O evento serve também de arranque a um conjunto de novidades no plano cultural, tanto ao nível dos espaços da programação.

Em declarações ao JPN, Fátima Vieira, vive-reitora para a área da Cultura da Universidade do Porto e curadora da exposição, afirma ao JPN que a mostra “não é uma celebração exclusivamente saudosista, é uma celebração que recupera o pensamento e o atualiza”.

E acrescenta: “O que é importante é que estamos a recuperar a sua memória para construir o futuro. Eu tenho a certeza que ele ficaria muito contente com o que estamos a fazer agora na Reitoria, porque esse futuro interdisciplinar, com essa cidade líquida de que ele falava, é o que nós agora estamos a construir”.

A exposição reúne mais de 70 peças antigas de ensino clínico, como peças oftalmológicas ou de raio-X, vindas do Museu de Anatomia do ICBAS, da Faculdade de Medicina, do Hospital de Santo António e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Alguns textos escritos pelo vereador, também vão ser expostos, como explica Fátima Vieira: “Como é que alguém, que é formado em Medicina, olha para a cidade, para a universidade, também como um organismo vivo? Lemos uns livros dele e retirámos citações de forma a iluminar a forma como ele via as exposições, de forma a estas comentarem a própria exposição. Todo este programa propõe-se, sobretudo, iluminar o pensamento dele”.

Além da inauguração da exposição, está no programa uma mesa redonda, que deve começar por volta das 19h00, que se seguirá à visita inaugural à exposição, na qual se vão juntar o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira e o diretor clínico do Centro Hospital do Porto e docente do ICBAS, José Barros, amigo e ex-colega de faculdade de Paulo Cunha e Silva.

A mostra enquadra-se no âmbito do quadro comemorativo da Figura Eminente da Universidade do Porto 2019 que este ano homenageia Paulo Cunha e Silva.

Cultura ganha espaço na Reitoria

O dia é de celebração e ficará igualmente marcado pela inauguração de um novo auditório multifunções na Reitoria, bem como salas de exposições, num espaço total quatro vezes maior que o atualmente dedicado a atividades culturais.

Vai ser também inaugurada uma programação cultural regular. Às quartas-feiras, às 18h00, o novo auditório é o local para conversas sobre “temas fraturantes da sociedade”. Às 19h00, concertos ou performances têm ali lugar de destaque.

Às quintas-feira, a programação vai ser, para já, assegurada pelo Teatro Universitário do Porto (TUP) e vai no futuro ser desenhada pelos próprios estudantes da UP. “Vamos abrir um concurso em finais de abril para a programação cultural e artística e dar aos estudantes mil euros para fazerem programação de quatro quintas-feiras, portanto, um mês de programação. Vamos abrir essas bolsas e contamos que sejam os próprios estudantes a fazerem propostas de âmbito cultural”, explica Fátima Vieira.

Todas as sexta-feiras, às 18h00, estão agendadas aulas abertas à comunidade. Já as visitas guiadas à Biblioteca do Fundo Antigo da UP, entretanto reaberta, vão ser às segundas, quartas e sextas-feiras; às 10h30, em português e às 16h30, em inglês.

O cinema vai igualmente ter o seu espaço na programação: “Já protocolámos uma parceria com cinco festivais de cinema“, o Cinanima, CineEco, Cinefest, o Indie Junior e o IndieLisboa.

Artigo editado por Filipa Silva