Até ao primeiro semestre de 2021, o Governo vai aumentar as verbas para as universidades portuguesas. A promessa foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão de encerramento da Convenção Nacional do Ensino Superior 2030, que decorreu esta terça-feira na Reitoria da Universidade do Porto.

“Neste momento, temos abertas candidaturas ou concursos para os próximos dois anos e meio naquilo que são áreas no contexto de parcerias internacionais. Até ao final do mês, irão abrir concursos para novos programas mobilizadores e áreas associadas a clusters industriais no valor de cerca de 177 milhões de euros de financiamento comunitário”, acrescentou.

Manuel Heitor destacou exemplos a nível nacional que refletem a ligação entre a universidade e as empresas como o sucesso da empresa DONE Lab, um laboratório da Bosch, criado e desenvolvido no campus da Universidade do Minho, onde estão a ser desenvolvidos novos sistemas usados na condução autónoma.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior fez igualmente referência ao Porto Comprehensive Cancer Centre, que resulta de um consórcio entre o Instituto Português de Oncologia do Porto e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, que até 2030 pretende que três em cada quatro doentes com cancro tenham uma perspetiva longa de vida.

Segundo Manuel Heitor, a criação de emprego e as responsabilidades das universidades e das empresas em facilitar o diálogo entre as duas instituições são duas metas a atingir. “Se a valorização do conhecimento passa pela criação de emprego, temos de perceber quais são os principais criadores desse próprio emprego”, disse.

A Convenção Nacional do Ensino Superior 2030 foi dedicada ao tema “As Universidades e a Valorização do Conhecimento”.

Artigo editado por César Castro