A Universidade do Porto (UP) inaugurou na passada sexta-feira o Instituto Confúcio do Porto com o objetivo de “alargar os horizontes culturais dos estudantes, estreitar as relações entre a Universidade e a cidade à China, fortalecendo, desta forma, a cooperação entre os dois países”, revelou esta segunda-feira a instituição em comunicado.

O projeto, que nasce de uma parceria com a Guangdon University of Foreign Studies, na China, é o quinto em território nacional e vai entrar em funcionamento em outubro de 2019.

Além de cursos de língua e cultura chinesas, o instituto vai também oferecer outras atividades abertas à população em geral, como sessões de cinema, exposições de arte, feiras do livro, cursos de culinária, de caligrafia, de dança e artes marciais. As atividades vão ser lecionadas por dois professores chineses, vindos da Guangdon University of Foreign Studies.

O projeto visa aproximar a comunidade falante chinesa residente na região norte do país, que tem vindo a crescer nos últimos anos.