Os exames estão à porta e estudar é a única solução para passar de ano. No Porto, são vários os locais de eleição onde os universitários podem fazê-lo. Em comunhão com a natureza ou com um pouco mais de ruído, como numa esplanada, há muito por onde escolher consoante o que cada um pretende. O JPN reuniu seis sugestões que já fazem parte da rotina de quem quer por a matéria em dia.

Biblioteca de Serralves

Com rede wi-fi gratuita e livre acesso ao fundo documental, a biblioteca de Serralves pode ser uma excelente opção para quem quer ter a arte contemporânea como pano de fundo. Nos intervalos do estudo, pode sempre dar um salto à Casa de Serralves, conhecer o mais importante museu do género em Portugal ou inteirar-se da diversidade do Parque de Serralves. De segunda a domingo, das 10h00 às 18h00.

Biblioteca da FEUP

Trata-se da maior biblioteca da Universidade do Porto e tem capacidade para acolher cerca de 400 estudantes. Para usufruir do espaço não precisa de ser, necessariamente, estudante da UP. Está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 19h30, sem pausa para almoço.

Café Casa da Música

Mais do que oferecer um serviço de cafetaria e bar, com preços acessíveis, o café Casa da Música proporciona uma boa vista para a Avenida e Rotunda quase com o mesmo nome. É uma possibilidade para amantes de esplanada ou skate. Abre todos os dias das 10h00 às 24h00.

Pólo Zero

Localizado na Praça de Lisboa, o Pólo Zero compreende uma área total de 520 metros quadrados. Além de ser um local destinado ao estudo, dispõe de Internet e equipamento para videoconferência bem como uma zona para refeições, com máquinas de venda de snacks e micro-ondas. Abre às 10h00 e encerra às 24h00, de segunda a domingo.

E-learning Café Botânico

Em pleno Jardim Botânico do Porto, encontra-se uma casa que foi transformada num café e-learning com largas janelas. É, sobretudo, ideal para quem gosta de estudar no meio da calma da Natureza. Com capacidade para 70 pessoas, está aberto entre as 10h00 e as 24h00, todos os dias.

Biblioteca Almeida Garrett

Ao domingo encontra-se encerrada e à segunda só abre a partir das 14h00. Mas de terça a sábado está aberta entre as 10h00 e as 18h00. Localizada nos jardins do Palácio de Cristal, pode ser uma excelente opção para consultar, em livre acesso, livros, revistas e jornais ou ver filmes. Em alternativa, pode ficar-se pela cafetaria ou pela esplanada.