Considerado um dos maiores obstáculos à utilização quotidiana da bicicleta na cidade, a falta de lugares adequados para deixá-la em segurança pode fazer cair por terra a mobilidade saudável e ecológica que as cidades cada vez mais reclamam para si. A pensar nisso, e a propósito do Dia Internacional da Bicicleta, celebrado a 3 de junho, a Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) lançou no último mês a Cidade Ciclável.

Além de divulgar e dar visibilidade aos estacionamentos para bicicletas existentes, esta nova plataforma online gratuita e colaborativa dá a conhecer a avaliação dada pelos utilizadores e permite assinalar locais onde ainda não existam e sejam necessários.

A ferramenta, que resulta da colaboração entre a MUBi e o grupo de programadores brasileiros Bike de Boa, autores da plataforma original, pode ser usada como se de uma app se tratasse em qualquer dispositivo.

De acordo com a MUBi, neste momento, há três equipas atentas à informação gerada em Aveiro, Lisboa e Setúbal, prontas para trabalhar esses dados e a colaborar com as juntas de freguesia, câmaras municipais e empresas. No entanto, o mapa poderá ser usado para qualquer ponto do país.

O objetivo é ajudar as autarquias a definir “um melhor e mais eficiente planeamento da instalação de novos bicicletários e avaliação do desempenho dos existentes, assim como a obtenção de um conhecimento mais aprofundado das necessidades e dos padrões de deslocação dos utilizadores de bicicleta”, é possível ler em comunicado.