A Câmara Municipal de Matosinhos vai homenagear o treinador de futebol Vítor Oliveira e o historiador Joel Cleto no próximo dia 11 de junho, feriado municipal do Senhor de Matosinhos.

A cerimónia vai ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 17h00, durante a sessão de apresentação da terceira edição, revista e aumentada, do livro “Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património“, da autoria de Joel Cleto.

Ao técnico nascido em Matosinhos em 1953, que se tem notabilizado no mundo de futebol pelas subidas de divisão das equipas que treina – com o Paços de Ferreira, esta época, assinou a décima primeira subida da carreira como treinador -, será atribuída a Medalha de Mérito Desportivo. Há cerca de dois anos, o “Rei das Subidas” deu uma entrevista ao programa “Quarto Árbitro”, do JPN, na qual passou em revista a longa e frutífera carreira.

Joel Cleto, que nasceu no Porto, em 1965, e que se tornou conhecido do grande público com o programa “Caminhos da História”, do Porto Canal, vai receber a Medalha Dourada do município.

Joel Cleto, que periodicamente conduz os mais curiosos em passeios noturnos pela história de Matosinhos, é também o coordenador científico do 1º Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos, que vai decorrer entre os dias 11 e 13 de junho.

Integrado na programação das Festas do Senhor de Matosinhos,o evento foi pensado “para celebrar a dispersão do culto do Senhor de Matosinhos“, que encontra ecos em diferentes partes do mundo, pelo que, além de especialistas portugueses, o evento integrará também espanhóis, peruanos e brasileiros – no estado de Minas Gerais, por exemplo, existem vários templos dedicados ao Bom Jesus de Matosinhos.

A Câmara Municipal de Matosinhos estima a passagem de 840 mil visitantes pelo recinto das Festas do Senhor de Matosinhos entre a noite desta sexta-feira e o final do dia de terça, 11 de junho, dia do feriado municipal.