O portal Infocursos, que disponibiliza dados e estatísticas sobre cursos superiores, foi atualizado este domingo e apresenta novidades.

Além de informação mais recente sobre todas as licenciaturas e mestrados integrados ministrados em Portugal, agora o site apresenta também dados estatísticos sobre 1.949 mestrados e 450 cursos de Técnico Superior Profissional (CTeSP).

No conjunto, o Infocursos disponibiliza indicadores de 4.100 formações ministradas em 116 instituições de Ensino Superior em Portugal, públicas e privadas.

Assim, para quem tem nos planos a inscrição num curso superior, esta plataforma divulga, no caso das licenciaturas, a percentagem de alunos que escolheu um dado curso em primeira opção, a percentagem que deixou o curso no espaço de um ano, a distribuição dos alunos por médias finais de curso, sexo e idade, a percentagem de alunos estrangeiros e, não menos importante, a percentagem de recém-formados do curso inscritos como desempregados.

O site disponibiliza ainda, num separador, algumas estatísticas nacionais entre as quais se destaca, justamente, a taxa de desemprego registado entre os recém-formados que caiu para menos de metade em cinco anos no ensino público (de 8,6% para 3,4%) e dois terços no caso do privado (de 12,7% para 4,1%).

Outro dado em destaque diz respeito ao aumento dos estudantes estrangeiros, que nos mestrados de segundo ciclo representam já 23% do total de alunos, quase um quarto. Os dados são positivos também ao nível da fixação dos estudantes, com a taxa de abandono a diminuir em todos os níveis de ensino, com exceção dos mestrados integrados (subida de 0,2 pontos percentuais).

Os dados apresentados pela plataforma, criada em 2014 e gerida pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com o apoio da Direção-Geral do Ensino Superior, t~em como referência o ano letivo 2017/2018.

A primeira fase de candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, pelo qual entram milhares de estudantes todos os anos ao nível da licenciatura e do mestrado integrado, vai decorrer de 17 de julho a 6 de agosto.