Evelise Veiga conquistou, esta terça-feira, a medalha de prata do salto em comprimento nas Universíadas de Nápoles. Foi no mítico Estádio San Paolo que a atleta do Sporting CP e estudante do Politécnico de Leiria garantiu a primeira medalha portuguesa dos jogos.

A atleta assumiu a liderança na primeira ronda de saltos, mas baixou até à quinta posição nos dois ensaios seguintes. Ao quarto salto, Evelise chegou ao terceiro lugar e ao quinto ensaio chegou à prata, com um salto de 6,61 metros.

Acima da portuguesa só ficou a ucraniana Maryna Bekh-Romanchuk que, na última ronda, conseguiu um extraordinário salto de 6,84 metros.

“É um orgulho imenso abrir as portas do sucesso português nesta Universíada. Espero que sirva de motivação extra para os meus colegas de todas as modalidades”, declarou Evelise Veiga à comunicação da Federação Académica do Desporto Universitário.

Na hora da celebração, a atleta não esqueceu toda a equipa que contribui para os bons resultados que tem alcançado – já nos Jogos Europeus de Minsk, no mês passado, tinha sido uma das atletas portuguesas em evidência – e relembra: “Ser estudante e desportista de alta competição não é fácil, mas consegue-se com apoio e muita dedicação”.

A atleta vai prosseguir em competição já esta quarta-feira para participar na qualificação para o triplo salto.

Cátia Azevedo na final dos 400 metros

Ainda no atletismo, Cátia Azevedo também esteve em muito bom plano, esta terça-feira. Venceu a sua meia-final, nos 400 metros, com um novo recorde nacional (a melhor marca já lhe pertencia), acabando a volta à pista em 51,62 segundos. Vai correr esta quarta-feira a final, a partir das 18h15 (hora de Portugal continental). Independentemente do resultado, o tempo da meia-final já supera os mínimos de qualificação para o Mundial de Atletismo de Doha 2019.

Cátia Azevedo vai correr a final dos 400 metros depois de ter batido o recorde nacional na meia-final da prova. Foto: FADU

Sorte diferente teve o atleta da Universidade do Porto, Carlos Nascimento. O velocista do Sporting CP alcançou um lugar na final dos 100 metros, mas acabou por não a correr por causa de uma indisposição, já na pista, “com sintomas gripais”, segundo a Federação Portuguesa de Atletismo, associados às temperaturas e humidade altas.

André Pereira e Ricardo Ferreira conseguiram o apuramento para a final dos 3000 metros obstáculos.

Voleibol em festa, basquetebol disputa o bronze

Nas modalidades coletivas, destaque para a vitória de Portugal no voleibol masculino sobre os Estados Unidos, que valeu à seleção nacional universitária o apuramento para os quartos de final do torneio. Defronta a Itália na quinta-feira, às 19h00.

Equipa de voleibol festeja vitória diante dos Estados Unidos. Segue-se a Itália nos quartos de final. Foto: FADU

Hoje, quarta-feira, é o dia da equipa de basquetebol feminino tentar o bronze diante da seleção do Japão, depois de uma série de vitórias “sem espinhas” só interrompida pela Austrália, que vai disputa também hoje a final diante dos Estados Unidos.

O jogo das portuguesas começa às 16h30 (hora portuguesa).