Promover o espírito de grupo e de voluntariado entre os estudantes e gerar impacto em comunidades periféricas ao nível dos cuidados primários de saúde. São estes os grandes objetivos da iniciativa “Medicina Vai…”, promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), que este ano concretiza a oitava edição.

Depois de cidades como Baião, Albergaria-a-Velha, Alter do Chão ou Sesimbra, será a vez da vila medieval de Óbidos receber os estudantes.

Na agenda está a realização de rastreios cardiovasculares, formação ao nível do suporte básico de vida, e muita sensibilização, seja ao nível da educação sexual junto dos mais jovens ou do envelhecimento ativo com a população mais idosa.

“Temos uma intervenção muito centrada na prevenção primária de doença. Fazemos muita sensibilização, educamos para doenças mais frequentes como a hipertensão e a diabetes”, explica ao JPN Miguel Lopes, do Departamento de Voluntariado, Saúde Pública e Ação Comunitária da AEFMUP.

Este ano, há um número recorde de voluntários: 57, no total. “É uma atividade com muita procura. Há sempre estudantes que ficam em lista de espera”, refere o aluno.

A saúde mental será uma das apostas dos jovens nesta edição: “Vamos tentar abordar problemas comuns, como é o caso da depressão e da ansiedade. Vamos tentar dar armas às pessoas para poderem combater ou estarem alerta para determinados sinais precoces, para poderem pedir ajuda”, conclui Miguel Lopes.

A atividade da AEFMUP realiza-se, este ano, de 8 a 14 de setembro.