Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) contam, a partir deste mês, com uma nova especialidade na lista de consultas que disponibilizam à comunidade académica: a Consulta de Saúde Sexual.

Com o objetivo de “dar resposta a questões relacionadas com dificuldades sexuais, vivências diversas de géneros e de sexualidades, promovendo a saúde sexual das/os estudantes e comunidade UP”, nasce o novo serviço, que tem já alguma informação disponível no site dos SASUP, na área dedicada à Saúde.

De acordo com a página, a consulta vai subdividir-se em duas vertentes: a consulta de Sexologia Clínica, vocacionada para questões relacionadas com dificuldades sexuais e de bem-estar sexual; e a consulta de Género e Sexualidades, onde se incluem questões de género e LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero/Transexuais, Queer, Intersexo e Assexuais).

A apresentação pública do serviço está agendada para 20 de setembro, durante o o II Seminário Internacional do Programa Doutoral em Sexualidade Humana, que vai decorrer na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) nesse dia.

A nova especialidade resulta de um protocolo entre os SASUP e a FPCEUP e tem como responsáveis Conceição Nogueira e Pedro Nobre, respetivamente vice-diretora e diretor do Programa Doutoral em Sexualidade Humana, aberto há um ano na UP. Pedro Nobre é também o diretor do SexLab, o Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana da Universidade do Porto.

Ao JPN, Conceição Nogueira ressalva que a nova consulta de especialidade aproveita várias valências disponíveis: “É a existência de recursos, é a existência de necessidade, é a existência de um lugar, é a existência de um doutoramento, é a existência disso tudo, a par do bom acolhimento [que a iniciativa teve] por parte da Reitoria e dos SASUP, que deu origem a isto”, referiu ao JPN.

No total, serão seis profissionais do Centro de Psicologia da Universidade do Porto – três de Sexologia Clínica e três na área de Género e Sexualidades – a dar consultas. Teresa Teixeira, uma das psicólogas clínicas envolvidas na consulta de Género e Sexualidades, enfatiza ao JPN que “esta consulta destina-se a toda a comunidade académica, não apenas aos estudantes”.

Além de Teresa Teixeira, integram a equipa de Género e Sexualidades Rita Grave e Jorge Peixoto Freitas. Inês Tavares, Raquel Pereira e Ana Quinta Gomes encarregar-se-ão das consultas de Sexologia Clínica.

“Temos os SASUP com consultas cada vez mais especializadas noutras áreas e, apesar de ter um ótimo serviço de Psicologia, [o novo serviço] surgiu dessa intenção de, quando as problemáticas são tão especializadas, existirem profissionais com habilitações e prática clínica nessa área específica para poderem servir pessoas com algum tipo de necessidade ao nível do bem-estar sexual, ou mesmo questões de géneros, de identidade, expressão, de orientação sexual”, explica ainda Teresa Teixeira.

Os horários de realização das consultas deverão ser entretanto divulgados na página dos SASUP. As primeiras consultas devem acontecer depois da apresentação pública do novo serviço, mais para o final do mês.

Quanto a preços, já estão disponíveis online: os estudantes vão pagar 20 euros na primeira consulta (menos cinco euros nas consultas posteriores); os funcionários pagam 40, com a mesma redução de cinco euros daí em diante. Os estudantes bolseiros ficam isentos do pagamento. Também serão aceites consultas de casal ou família, de acordo com Teresa Teixeira.

As consultas vão ter lugar nas instalações dos SASUP, na Rua dos Bragas.