A Universidade do Porto (UP) assinala esta quarta-feira a chegada à instituição dos novos alunos com a tradicional cerimónia de boas-vindas, que tem lugar em frente à Reitoria, na Praça Gomes Teixeira, a partir das 14h30.

Além da distribuição do kit de estudante, que inclui um roteiro de 20 espaços e museus da cidade nos quais os estudantes poderão entrar gratuitamente entre 12 e 15 de setembro, a agenda da cerimónia conta também com discursos do Reitor, António Sousa Pereira, do presidente da Federação Académica do Porto, João Pedro Videira, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O evento termina com uma “fotografia de família” com os novos membros da universidade.

A UP estima a entrada de cerca de 8 mil novos estudantes este ano, nacionais e estrangeiros, em vários graus de formação. Quatro mil foram colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, cujos resultados foram divulgados no domingo.

A instituição viu preenchida a quase totalidade das vagas a concurso – 4024 em 4031 – e voltou a ser a universidade com mais alta taxa de procura, a par do ISCTE-IUL, e aquela que registou a mais alta nota média dos seus colocados (161,2 valores).