O número de pessoas que fazem voluntariado em Portugal não chega aos 700 mil. O valor corresponde a uma taxa de 7,8% da população e é avançado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) através do Inquérito ao Trabalho Voluntário de 2018. Para o estudo, divulgado em julho, foram consideradas as atividades de voluntariado formal e informal realizadas durante o ano passado.

De acordo com os dados divulgados, as mulheres fazem mais voluntariado, mas a diferença entre sexos não é muita. Entre as 695 mil pessoas com 15 ou mais anos que participaram em atividades de voluntariado, 55% eram do sexo feminino e 45% do sexo masculino.

Fonte: INE

Com o aumento da idade, a adesão ao voluntariado vai diminuindo. Os jovens entre os 15 e os 24 anos são os mais ativos em atividades de voluntariado formal. Neste escalão, 11,3% são voluntários. Entre os 25 aos 44 anos, 8,6% são voluntários e, dos 45 aos 64 anos, o número reduz para 8,3%. A partir dos 65 anos, são poucos os que fazem voluntariado (4,6%).

Fonte: INE

O estudo revela ainda que pessoas com maior nível de escolaridade fazem mais voluntariado. Cerca de 15% das pessoas com um grau no ensino superior são voluntárias. Nas atividades de trabalho voluntário formal, a taxa aumenta também em indivíduos solteiros (9,1%) e desempregados (10,5%).

Os dados indicam que a região Norte é o território português mais altruísta, contando com quase um terço (32,4%) dos voluntários. A Área Metropolitana de Lisboa fica logo atrás (28,3%), bem como o Centro (25,1%).

Ao nível europeu, Portugal encontra-se abaixo da média. O país conta com uma taxa de voluntariado formal de 6,4%, o que o afasta da média europeia em 13 pontos percentuais. Segundo o INE, este número coloca Portugal no terceiro lugar dos países onde se faz menos voluntariado. É ultrapassado apenas pela Roménia (3,2%) e pela Bulgária (5,2%).

Fonte: INE

Apesar da média relativamente baixa, o número de voluntários aumentou de 2012 em diante. Há sete anos, o INE verificou que apenas 5,9% da população participava em trabalhos voluntários formais. Em 2018, a taxa registou um aumento de 0,5 pontos percentuais.

Onde fazer voluntariado?

O número baixo de voluntários não equivale a uma falta de oportunidades. Mesmo à escala universitária, já existem várias opções. Aqui ficam algumas:

O acompanhamento das crianças é feito durante um período de cerca de três meses Foto: DR

Foto: DR Foto: DR

U.Dream

A U.Dream é um projeto educativo universitário que se compromete a educar os estudantes para o impacto social. O projeto compreende um programa de dois anos que se centraliza no desenvolvimento pessoal dos participantes e a sua envolvência na sociedade. A U.Dream abre as portas a novos voluntários duas vezes ao ano, no início de cada semestre. O próximo recrutamento será em janeiro. Até lá, todas as atualizações acerca do recrutamento serão feitas nas redes sociais.

V.OU

A V.OU , Associação de Voluntariado Universitário está fundada no conceito de Ensino Superior Solidário. Neste momento, conta com dez projetos de voluntariado, três núcleos e cerca de mil voluntários que atuam de maneira multidisciplinar: apoio a pessoas de todas as faixas etárias, promoção da cultura, cuidado pelo ambiente, etc. Para ser voluntariário na V.OU, é necessária a inscrição no Banco de Voluntários da associação.

O projeto de voluntariado Já T'Explico começou. no dia 2 de novembro, a dar explicações a crianças carenciadas do Porto

Já T’Explico

O Já T’Explico é uma organização de estudantes universitários do Porto que dá apoio educativo a crianças carenciadas que frequentem entre o 5º e o 9º anos de escolaridade. O grande objetivo da organização é combater o insucesso escolar, promovendo também atividades que estimulem o gosto pela cultura e o espírito crítico dos jovens. À semelhança da U.Dream, os voluntários podem fazer a sua inscrição no início de cada semestre. O próximo recrutamento será em janeiro e é também anunciado nas redes sociais.

FAP no Bairro

A FAP no Bairro é um projeto da Federação Académica do Porto que promove as capacidades de intervenção social dos estudantes. Os Centros Comunitários da FAP são concebidos e coordenados inteiramente por estudantes e podem ser visitados no Bairro do Carriçal e no Bairro Dr. Nuno Pinheiro Torres. A FAP criou ainda uma Plataforma de Voluntariado, onde é disponibilizada uma variedade de atividades de voluntariado destinadas à comunidade estudantil.

Serve the City

A Serve the City é uma organização de voluntariado que promove a cidadania ativa através de ações de voluntariado que atuam em situações de exclusão, solidão, vulnerabilidade e dificuldade. Para ser voluntário na Serve the City, basta querer. A organização disponibiliza projetos em várias áreas de ação, desde a ajuda a pessoas em situação de sem-abrigo a crianças em situação de risco.

Corpo Nacional de Escutas

O CNE é a maior organização juvenil em Portugal e foca-se na formação e educação de crianças e jovens dos 6 aos 22 anos. Os voluntários passam por um processo de formação que valoriza a promoção da segurança e do bem-estar dos jovens. Terminada a formação, ocupam o cargo de dirigente. Para ser voluntário no CNE é necessário ter mais de 22 anos, mas os associados de idade inferior podem participar em outras atividades de voluntariado, realizadas frequentemente.

APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima nasceu há quase 30 anos e tem como objetivo assistir e apoiar vítimas de crimes, garantindo que os serviços prestados não têm algum custo e são confidenciais. Os voluntários da APAV devem dar um mínimo de quatro horas semanais à associação em horário laboral ou pós-laboral por um período não inferior a seis meses. A APAV oferece, entre outros apoios, formação inicial e contínua e um seguro de trabalho voluntário.

As restantas organizações associadas na Confederação Portuguesa do Voluntariado podem ser consultadas aqui.

Artigo editado por Filipa Silva

Este artigo foi realizado no âmbito da disciplina TEJ II – Online