A Administração Regional da Saúde (ARS) do Norte, a Câmara Municipal do Porto (CMP) e a Unilabs Portugal anunciaram em comunicado, esta segunda-feira, a criação de um centro de colheita de amostras para rastreio do novo coronavirus, que vai entrar em funcionamento a partir de quarta-feira, dia 18 de março.

O Queimódromo é o local escolhido para ser utilizado neste modelo piloto em Portugal. O objetivo é testar possíveis doentes fora do meio hospitalar, com o menor risco possível para os profissionais da saúde e para os próprios pacientes. O sistema também pretende, com o distanciamento de unidades de saúde, aliviar o fluxo de pessoas nos hospitais.

O modelo, comparado a um “Drive Thru”, foi montado nas últimas 72 horas pelas entidades envolvidas. O sistema permite que os pacientes, suspeitos de infeção, possam deslocar-se ao ponto de recolha e recebam os resultados em suas casas.

Apenas indivíduos “previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde” serão atendidos, sublinha o comunicado.

A entrada e saída de pessoas vai ser coordenada pela polícia e estima-se que ali se consigam realizar por volta de 400 testes diários, podendo chegar a 700 logo que o sistema esteja em pleno funcionamento.

O centro de apoio conta com a presença de médicos de Medicina Geral e Familiar, os quais vão aplicar inquéritos epidemiológicos e sintomáticos para decidir a necessidade de um teste ou orientação sobre o vírus.

“Esta medida insere-se num conjunto de iniciativas que o Porto tem vindo a tomar que visam apoiar o esforço nacional de combate à pandemia, numa lógica de proteção e mitigação da doença. Este modelo, pioneiro em Portugal, pode ser replicado noutras cidades do país e ajudar a salvar vidas e, simultaneamente, a melhorar as condições de atendimento dos profissionais de saúde em contexto hospitalar”, afirma Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, citado no comunicado divulgado.

O sistema a ser aplicado é uma cooperação conjunta da Câmara Municipal do Porto, ARS-Norte, Proteção Civil, Polícia Municipal e grupo Unilabs, dedicado a análises clínicas. O número de casos confirmados em Portugal já chegou aos 331 esta segunda-feira, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

O comunicado fecha com uma alerta: “o Centro de Rastreio CoVid-19 do Porto apenas funcionará por marcação prévia junto das autoridades de saúde. Pede-se a todos os cidadãos para se deslocarem ao local apenas se tiverem marcação para aquele local e apenas à hora que lhes for comunicada, por forma a não criar constrangimentos de tráfego ou aglomerados que podem por em causa o seu normal funcionamento e o atendimento atempado dos suspeitos ou doentes.”

Artigo ediatdo por Filipa Silva