A Covid-19 compromete o trabalho da comunidade científica, com a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, anunciada na sexta-feira (13). A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) já prolongou as bolsas para projetos de investigação e alongou prazos de candidatura, mas as medidas não abrangem todos os bolseiros. 

Foram prolongados por um mês todos os contratos de bolsa financiados diretamente pela FCT, em vigor a 13 de março, segundo anunciado no site da entidade pública.

Também os prazos de candidatura do Concurso de Bolsas para Doutoramento (2020) e do Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) foram alongados. Estendem-se, agora, até aos dias 28 e 30 de abril de 2020, respetivamente. 

Ao JPN, Bárbara Carvalho, vice-presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), ressalva que este prolongamento não abrange todos os lesados. “Todos aqueles que são bolseiros indiretamente financiados pela FCT, contratados a longo prazo ou financiados por outras entidades, não estão abrangidos e esta é uma fatia muito grande”, esclarece. Beneficiam da prorrogação os bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento, aqueles diretamente financiados pela FCT.

A ABIC já lançou um inquérito online, para compreender o impacto que a Covid-19 está a ter nos planos de trabalho de investigadores. Em dois dias, já foram contabilizadas mais de 1.400 respostas. Os pedidos de ajuda chegam por parte de investigadores que não conseguem dar continuidade ao plano de trabalho. Em causa estão motivos profissionais, como laboratórios e instituições fechadas, mas também pessoais, como a necessidade de ficar em casa com os filhos, ou prestar apoio a familiares.

Para as atividades de investigação desenvolvidas numa instituição estrangeira, o período de prorrogação pode ser maior. Os bolseiros devem, no entanto, apresentar prova de que a instituição está encerrada. A situação deve ser reportada às autoridades consulares, através do link disponibilizado para o efeito. 

As candidaturas para as bolsas de doutorandos passam a ser feitas através do portal myFCT, onde será monitorizado todo o processo. Também a submissão de candidaturas para concursos de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) deve ser feita online. No âmbito dos concursos de projetos, a data limite para a entrega da declaração de compromisso passa a ser 15 de maio de 2020. 

A vice-presidente da ABIC sublinha que é preciso alargar esta medida a “todos os trabalhadores do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e não apenas aos bolseiros diretamente financiados pela FCT”.

A reavaliação desta suspensão – decretada no âmbito das medidas excecionais do Governo – está agendada para o dia 9 de abril. Após apreciação, a FCT poderá decidir sobre um novo prolongamento. 

Sob a tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), a FCT financia cientistas, equipas de investigação e centros de Inovação e Desenvolvimento (I&D). A agência pública nacional presta apoios aos investigadores de qualquer nacionalidade, em todas as áreas do saber.

Artigo editado por Filipa Silva