A UEFA determinou o adiamento de todos os jogos das seleções nacionais previstos para junho de 2020, incluindo os play-offs para o Europeu de 2020 e os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa Feminino de 2021, devido ao novo coronavirus. A decisão foi comunicada esta quarta-feira (1) numa reunião do organismo máximo do futebol europeu, por videoconferência, com as 55 federações nacionais.

Depois da reunião, onde esteve presente, Tiago Craveiro, diretor-geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o presidente da FPF, Fernando Gomes, reuniu-se, também por videoconferência, com os presidentes dos 36 clubes das ligas profissionais, de forma a dar conhecimento das medidas tomadas pelo Comité Executivo da UEFA.  

A Seleção Nacional preparava-se para defrontar a Eslovénia, no dia 31 de maio, e a Espanha e Malta, nos dias 5 e 9 de junho, respetivamente, mas todas as partidas foram adiadas por tempo indeterminado. Os jogos serviriam como preparação para o próximo Europeu, que também foi adiado para 2021. Com o mesmo objetivo, foi adiado o Campeonato da Europa de sub-21, que deveria disputar-se em maio de 2021, para data a agendar em 2022.

Também os jogos da Seleção Nacional Feminina foram adiados. A equipa tinha marcada uma deslocação ao Chipre, no dia 5 de junho, para um jogo que serviria de apuramento para o Europeu de 2021.

No que diz respeito aos play-offs de acesso à fase final do Euro2020, as datas já tinham sido alteradas. Inicialmente estavam agendados para os dias 26 e 31 de março, mas depois foram adiadas para os dias 4 e 9 de junho. As datas ficaram agora novamente sem efeito.

O futebol jovem também sofreu alterações nas datas. O Europeu masculino de sub-17, agendado para maio, e o Europeu feminino de sub-19, em julho, foram cancelados. Ao nível de clubes, os presidentes foram informados de que “os clubes que estão a competir na Youth League serão consultados sobre o destino da edição desta época, podendo a mesma ser cancelada caso a maioria vote nesse sentido”, lê-se no site da FPF.

No entanto, os europeus masculino de sub-19, agendados para julho, e feminino de sub-17, marcado para maio, não foram cancelados, mas sim adiados até novo aviso, por se tratarem de competições que contam para a qualificação dos Campeonatos do Mundo nas respetivas categorias.

Na reunião, e de acordo com a informação veiculada por um comunicado da liga holandesa, ficou claro que a UEFA pretende que os campeonatos nacionais terminem durante o verão e, por isso, estabeleceu o dia 3 de agosto como data limite para se encerrarem as competições. Segundo a “Gazzetta dello Sport“, com o final da época 2019-20 a acontecer em agosto, o objetivo da UEFA é que a próxima temporada comece apenas no início do mês de setembro.

Também as finais da Liga dos Campeões de Futsal foram adiadas e estão à espera de nova data.

Artigo editado por Filipa Silva