A marca portuguesa de design de malas e acessórios Maria Maleta lançou, na passada quarta-feira (01), uma coleção sustentável, com produtos vegan e têxteis biodegradáveis e recicláveis. A coleção da start-up da UPTEC– Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto chama-se No Season e inclui sete modelos de malas.

Além da pele da curtimenta vegetal e do Bio couro que a Maria Maleta usa desde a sua criação em 2013, a nova coleção utiliza também materiais reciclados, como são exemplo têxteis provenientes de poliéster e plástico, pós-consumo reciclados (PES), anilina sintética 100% biodegradável, têxtil impermeável e 100% reciclável.

“Consideramos que um dos fatores mais importante na economia sustentável é a durabilidade dos produtos, garantidos pela qualidade da pele utilizada.”, afirma Daniela Marques, co-fundadora da Maria Maleta, em comunicado enviado à imprensa.

Esta é uma coleção anual, mas intemporal, que vem dar resposta às exigências da era moderna, ao consumo transparente, informado e consciente. O sentido estético prevalece com linhas retas e minimalistas, onde o cuidado da escolha das matérias primas é notório e a transparência da sua composição é referenciada”, acrescenta Daniela Marques.

A marca, defensora do consumo consciente e informado, criou a iniciativa “Reuse”, que permite reciclar uma antiga mala e receber um vale pela devolução do produto para reciclagem.

Os preços da nova coleção variam entre 73 e 390 euros e podem ser encontrados na loja online. A Maria Maleta, fundada por Ana Neto e Daniela Marques, produz exclusivamente em Portugal.

Artigo editado por Filipa Silva.