A primeira data do espetáculo de Bruno Nogueira, “Deixem o Pimba em Paz”, não se vai poder realizar na Invicta na data prevista, 23 de junho, por decisão da Câmara Municipal do Porto (CMP). Esta sexta-feira a autarquia comunicou “o encerramento das salas de espetáculos e recintos similares, a partir das 19h00 do dia 23 de junho e até às 8h00 do dia 24 de junho“.

Num comunicado enviado à imprensa, o Município explica que “um despacho do presidente da Câmara do Porto deu hoje cumprimento a restrições anunciadas há dias para a noite de São João, no Porto. Cafés e lojas de conveniência fecham às 19 e restaurantes não podem ter ninguém dentro depois das 23 horas. As salas de espetáculos não poderão funcionar.” A interdição, no caso destes espaços, vai das 19h00 do dia 23 e as 08h00 do dia 24 de junho.

A medida invalida a primeira récita do espetáculo do humorista português, que estava já esgotada. Segundo o Jornal de Notícias, o evento transitou para o dia 25 de junho. “A presidente do Coliseu Porto Ageas, Mónica Guerreiro, revelou ao JN, após a decisão de impedimento ter sido tornada pública pela C.M. Porto, que o espetáculo ‘Deixem o pimba em paz’ marcado para a noite de São João vai passar para dia 25 de junho. Os bilhetes para dia 23 vão ser válidos para essa data e, quem não puder ir ao concerto poderá solicitar o valor dos bilhetes“, conforme se lê no artigo daquele jornal.

Esta sexta-feira, a newsletter do FC Porto criticava a realização daquele espetáculo na véspera de São João. “Alguém consegue explicar como é que um jogo no Porto na véspera de São João é um drama e um jogo em Lisboa na véspera de Santo António, o Sporting-Paços de Ferreira, foi algo perfeitamente pacífico? E alguém compreende como é que se pode colocar em causa um evento realizado num espaço aberto onde cabem mais de 50 mil pessoas e onde só estarão 189, precisamente na mesma cidade e na mesma noite em que haverá o espetáculo ‘Deixem o Pimba em Paz’ num espaço muitíssimo mais pequeno e com muito mais gente concentrada?”, rematava o texto da “Dragões Diário”.

Para esta tarde, a Liga Portugal convocou uma reunião de urgência com os responsáveis do FC Porto (FCP) e do Boavista, da PSP e da Câmara Municipal do Porto. Depois de as autarquias do Porto e de Gaia terem solicitado, na quarta-feira, o adiamento do dérbi, a Liga respondeu com a convocatória de um encontro para “garantir que toda a operação de segurança decorrerá dentro da normalidade necessária para que o jogo se realize na data previamente agendada”, informou a Liga em comunicado.

Artigo editado por Filipa Silva.