Quando vai acontecer, ao certo não se sabe, mas as autoridades não ignoram que estará para breve – por “horas, por dias”, como referiu esta terça-feira Rui Moreira – a resolução do campeonato português de futebol. Em circunstâncias normais, os festejos fazem-se na rua, mas nas circunstâncias atuais as recomendações são de contenção.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, divulgou esta segunda-feira à noite uma mensagem, em vídeo, na qual deixa “um apelo para que todos se saibam comportar com civismo cumprindo aquilo que são as leis em vigor numa situação tão difícil para o país.”

“Conhecemos bem a forma como os adeptos tradicionalmente celebram esses acontecimentos. Desta vez, na situação em que vivemos tenho de apelar ao civismo e ao espírito de solidariedade de todos”, disse ainda.

O apelo estendeu-se à comunicação social, cuja presença no terreno pode estimular a concentração de adeptos.

“Temos um problema pandémico, a situação está mais ou menos controlada, mas não está debelada”, reforçou o autarca, já esta manhã, à margem da apresentação da Feira do Livro do Porto.

“Ajuntamentos não são permitidos”

Em comunicado, a Direção Nacional da PSP também se dirigiu a todos os cidadãos para que “não obstante a preferência clubística, cumpram de forma muito rigorosa as indicações das autoridades de saúde e o quadro legal em vigor.”

Na nota, a PSP lembra que “os ajuntamentos não são permitidos por constituírem um potencial foco de contágio de muito elevado risco”. Assim, os adeptos que pretendam comemorar na via pública “não deverão frequentar locais onde não seja possível manter de forma permanente o distanciamento social”.

“Apelamos a todos para que não considerem o contexto desportivo e, em particular, do futebol uma exceção às regras de saúde pública”, conclui a PSP.

Vias cortadas?

O FC Porto está a um ponto de distância do título quando faltam três jornadas para o fim do campeonato. Para ser campeã nacional basta à equipa de Sérgio Conceição que o Benfica não vença esta terça-feira à noite o Vitória de Guimarães (Luz, 21h30) ou pontuar amanhã diante do Sporting (Dragão, 21h30).

Mas decida-se nesta ou noutra ronda, seja o título azul e branco ou encarnado, há locais tradicionalmente mais procurados pelos adeptos. Casos da Avenida dos Aliados e da Alameda do Dragão, no caso dos adeptos do FC Porto.

Nessa medida, será de esperar cortes de vias de acesso para impedir a aglomeração de adeptos nesses locais? Ao JPN, fonte oficial da PSP responde que “o Comando Metropolitano está atento e pronto para atuar se for necessário”.

O cenário de corte de vias não está, assim, afastado, embora, como lembrou o presidente da autarquia portuense esta manhã, em resposta à mesma questão, não se esteja perante um evento com “data e hora marcada”, o que dificulta a previsibilidade sobre o que vai acontecer.

Há contudo, recorda, normas e conselhos que os adeptos devem seguir. E esta são as regras anunciadas pelo Governo para o estado de alerta no qual se encontra a generalidade do país:

  • Os ajuntamentos estão limitados a 20 pessoas;
  • É proibido o consumo de álcool na via pública;
  • Mantêm-se as regras de distanciamento físico, uso de máscara, lotação e higienização dos espaços públicos;
  • O confinamento domiciliário continua a ser obrigatório para doentes e pessoas em vigilância ativa das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com infetados com Covid-19.

De recordar também, que o Conselho de Ministros aprovou a 25 de junho a possibilidade de aplicação de multas a quem não cumpra as normas estipuladas. Multas que podem ir dos 100 a 500 euros para pessoas singulares e dos mil aos 5 mil euros para pessoas coletivas.