Licenciado há quatro anos na Universidade de Coimbra e já com dois anos de trabalho na Agência Espacial Europeia (ESA), Ricardo Patrício, com apenas 28 anos, vai comandar uma equipa internacional de investigação que simulará a vida em solo marciano num Centro de Investigação em pleno Deserto do Utah, nos Estados Unidos da América.

A experiência decorrerá de 15 de Abril a 1 de Maio. A equipa liderada por Ricardo Patrício será constituída por 12 homens provenientes de vários países como Alemanha, Áustria, Austrália, Estados Unidos, França e Holanda.

Origem do Projecto

Em entrevista ao JPN, Ricardo Patrício explica o seu envolvimento no projecto devido a um curso de formação na área espacial que realizou na Austrália durante dois meses.

O projecto foi concebido pelo próprio, tendo sido apadrinhada pela empresa americana Mars Society, especializada na investigação para a colonização do Planeta Vermelho.

A apoiar o projecto estão ainda, entre várias empresas internacionais, a Universidade de Coimbra e a empresa portuguesa Critical Software – uma empresa com implantação internacional tendo já concebido plataformas informáticas para a NASA e para a ESA.

Objectos de estudo

São vários os aspectos analisados nesta experiência. Para além do impacto psico-sociológico que uma estada prolongada em Marte poderá causar nos astronautas, serão testadas as diligências necessárias para uma expedição deste tipo.

Serão feitas experiências de controlo remoto de robôs e testados vários fatos desenvolvidos para as condições atmosféricas marcianas. Estas experiências destinam-se a viabilizar uma possível expedição humana ao “Planeta Vermelho”.

Projecto Mona Lisa e Leonardo

A experiência divide-se em duas fases. A primeira fase – projecto Leonardo – terá uma equipa constituída por homens. É esta fase que Ricardo Patrício irá liderar.
Num segundo momento, baptizado de projecto Mona Lisa, será avaliado o desempenho de uma equipa constituída apenas por mulheres. O objectivo desta divisão pretende avaliar o desempenho de ambos os sexos em missões deste tipo.

O grande sonho de Ricardo Patrício era poder um dia tornar-se astronauta. Participando neste projecto, o sonho poderá estar mais próximo de se realizar.

Hugo Manuel Correia