Cultura, modernismo e promoção da imagem portuguesa no estrangeiro: é assim que os organizadores classificam o Portugal Fashion. A iniciativa deixou já de ser apenas um evento de moda e passou a constituir uma oportunidade para os estilistas portugueses projectarem as suas criações no estrangeiro. Prova disto é o elevado número de jornalistas estrangeiros presentes na 16ª edição do Portugal Fashion, que decorreu no Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE Cultural) do Porto, no passado fim-de-semana.

“Nature Tech” foi o tema escolhido. Depois do sucesso obtido em Paris e Barcelona, esta edição uniu a indústria e os criadores nacionais para a apresentação das colecções Outono-Inverno 2005-2006. Fátima Lopes, Luís António Tenente e Katty Xiomara foram alguns dos estilistas presentes no evento. O Portugal Fashion deste ano contou também com alguns manequins mais conhecidos do público. Na “passerelle” desta 16ª edição desfilaram nomes como Paulo Pires, Isabel Figueira, Evelina Pereira e Marisa Cruz.

A assistir ao evento estavam algumas pessoas ligadas à vida social pública portuguesa, como o treinador do Futebol Clube do Porto, José Couceiro, o jogador de futebol João Pinto e Carlos Castro. A organização do evento está a cargo da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).

Agostinha Garcês de Almeida
Andreia Ferreira