O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Carneiro Jacinto, anunciou hoje, quarta-feira, que Portugal só vai enviar elementos da GNR para Timor-Leste no âmbito de uma força da ONU.

O eventual envio de elementos da GNR para Timor-Leste segue-se a um pedido “feito já há algum tempo” pelo ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Ramos Horta, explicou o porta-voz. Esse pedido “não tem nada a ver” com a instabilidade política que o país atravessa desde o início dos protestos dos militares nas ruas de Díli, acrescentou.

“Aceitámos enviar elementos da GNR, mas quaisquer decisões só serão tomadas depois de o Conselho de Segurança da ONU confirmar o prolongamento da missão da ONU no território por mais um mês”, explicou Carneiro Jacinto à Agência Lusa. A actual missão da ONU em Timor-Leste termina a 19 de Maio.

Na próxima sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU debate a proposta norte-americana, com o apoio do governo timorense, que visa garantir a presença das forças da ONU no país por mais um mês.

Desde o dia 28 de Abril, Timor-Leste vive uma situação de instabilidade política. Aos protestos dos militares “peticionários” seguiu-se a fuga em massa da população da capital, Díli, para o interior do país, tendo já os EUA decretado a evacuação diplomática e a Austrália aconselhado os seus cidadãos a saírem de Timor-Leste.

Inês Castanheira