A Cisco Systems anunciou hoje que vai processar a Apple pelo alegado uso indevido e “deliberado” da marca registada “iPhone” no novo aparelho que junta as funcionalidades dos populares iPods com as de um telefone com ligação à internet.

A Cisco acusa a Apple de “copiar e usar deliberadamente” a marca obtida pela empresa em 2000, depois da aquisição da Infogear, que “era dona da marca e vendeu produtos iPhone durante vários anos”. Em comunicado, a Cisco lembra que ainda em Dezembro passado foi lançada uma nova família de produtos iPhone.

A Cisco tentou resolver, “com boa fé”, a questão, após repetidas tentativas da Apple de ter a permissão para o uso da marca. As recusas não impediram a apresentação, em São Francisco, do novo iPhone da Apple, que vai estar disponível já em Junho, nos EUA, e deve chegar à Europa no final do ano.

O porta-voz da Apple apelidou de “ridículo” o processo movido pela Cisco. “Há muitas outras empresas a utilizar o nome iPhone para produtos de Voice over Internet Protocol (VoIP)”, argumentou Alan Hely à BBC.

O anúncio do novo produto da Apple foi o ponto alto da Macworld deste ano, a feira que a Apple organiza anualmente para apresentar os seus mais recentes produtos. As acções da empresa de Steve Jobs subiram 8% após o anúncio.

JPN
Foto: DR