A partir de 22 de Fevereiro de 2008 até 13 de Abril, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves (MACS) vai mostrar cerca de 70 obras do pintor Júlio Pomar.

Apesar de Pomar ser um dos mais reconhecidos artistas portugueses, esta exposição vai expôr uma vertente menos conhecida do artista lisboeta e que incide fundamentalmente nas assemblages (incorporação de objectos e materiais numa obra de arte tridimensional) . Serão cerca de 70 obras, a grande maioria da colecção do artista. Muitas delas serão expostas pela primeira vez.

A exposição vai focar um período muito específico da arte de Pomar: os anos 1960 e 70. Nesta altura, o artista lisboeta dedicou-se sobretudo à produção de assemblages e “começou a fazer pinturas que resultam de um confronto entre a tela crua e a cor, usando a colagem como uma importante ferramenta”, lê-se em nota explicativa de Serralves enviada ao JPN.

“O mais secreto artista português”

Para além desta mostra, que vai coabitar durante quase um mês com a de Robert Rauschenberg, actualmente em exposição e já com mais de 30 mil visitantes, o ano de 2008 vai trazer mais novidades.

Manuel Alvess, natural de Viseu, mas que vive em Paris desde os anos 1960, é outro dos nomes que vai estar no MACS no próximo ano. Será a primeira apresentação antológica do trabalho de Alvess.

O pintor participou nos salões da jovem pintura e nas bienais de Paris de 1969 e 1971, e mereceu, na altura, bons comentários. Alvess foi acolhido e admirado por outros artistas portugueses que residiam em Paris, como Lourdes Castro ou René Bertholo

“É talvez o mais secreto artista português”, diz um texto de Serralves enviado ao JPN. “As suas primeiras obras são telas vazias esticadas onde o desenho aparece através do uso de fechos éclair ou da abertura de buracos no tecido. Faz performances, produz projectos mail art e inventa um conjunto de objectos de medida não funcionais, como o seu elástico e flexível ‘seizimètre’. O seu trabalho é sempre crítico das formas legítimas de apresentação do objecto de arte, redefinindo a sua natureza e provocando-a com a referência à vida diária”.

2008 vai trazer ainda um pouco de Nova Iorque até Serralves. Segundo disse o director do MACS, João Fernandes, ao “Jornal de Notícias”, uma exposição de desenhos do Museu de Arte Moderna (MoMA) vai coincidir com a visita a Portugal de representantes do Conselho Internacional do MoMA, constituído pelos mecenas mais importantes da arte moderna no mundo.