Desde o final de Janeiro que as viagens na linha B do Metro do Porto andam mais “literárias”. Durante toda a manhã circula pelas composições que partem da Póvoa de Varzim um grupo de ardinas que, de carrinho pela mão, oferecem clássicos da literatura aos passageiros.

A campanha “Viagens Literárias no Metro” decorre, até final de Abril, em toda a rede do Metro do Porto. O objectivo do projecto passa por incentivar a leitura junto dos passageiros

De regresso a mais uma viagem rumo ao Estádio do Dragão, Gonçalo Marques é um dos “ardinas” que vão perguntando aos passageiros se não querem ler um livro. Diz que as pessoas, por norma, “até gostam de ler e, por isso, estão receptivas a iniciativas como esta”. Algumas escolhem logo um livro, outras preferem guardar o cartão para mais tarde o trocarem por uma obra.

“A Um Deus Desconhecido”, de John Steinbeck, e “Lolita”, de Vladimir Nabokov, são os livros com mais saída entre os passageiros do metro, mas a lista das obras disponíveis tem mais de quinze títulos. E se alguns dos volumes têm muitas páginas, há quem prefira ir além da campanha do Metro e levar os livros para ler em casa.

Jovens mostram interesse

Durante a semana, grande parte dos utentes do metro do Porto são estudantes a caminho da faculdade. E se há quem diga que os mais novos lêem pouco, Gonçalo Marques diz que a maioria dos jovens com quem falou “têm mostrado interesse na campanha e até têm requisitado livros”.

Daniel Postiga é um desses jovens. Todos os dias faz duas viagens de uma hora no metro, e resolveu requisitar um livro “porque ler faz bem e ocupa o tempo”. Quanto à campanha, Daniel aplaude a iniciativa. Acha que as pessoas lêem pouco, e para as incentivar “nada melhor do que oferecer livros nos tempos livres”.

Para requisitar um livro, os passageiros do metro têm de pedir um cartão de leitor aos “ardinas”, a quem também requisitam os livros. Têm uma semana para acabar de ler a obra e devolvê-la aos “ardinas” ou na Loja Andante da Póvoa de Varzim, Casa da Música ou Trindade, locais onde em breve também será possível fazer a requisição.

No final da campanha, os livros vão ser doados a escolas, lares e instituições de solidariedade social, mas ainda não foram decididos quais.