Este sábado termina o prazo para inscrição de trabalhos para os prémios de Ciberjornalismo de 2009, atribuídos, à semelhança do ano passado, pelo Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber). A entrega de prémios realiza-se durante as Jornadas ObCiber, que se realizam a 4 de Dezembro nas instalações do curso de Ciências da Comunicação da UP. A sessão vai contar também com apresentações e comunicações dedicadas ao jornalismo online.

O ObCiber distingue, assim, os melhores trabalhos de ciberjornalismo feitos entre Setembro de 2008 e 2009. O público pode participar na votação através da página do Observatório.

Serão contemplados os trabalhos que conseguirem o melhor aproveitamento das potencialidades do meio digital nas categorias Excelência em Ciberjornalismo, “Breaking News”, Videojornalismo Online, Reportagem Multimédia, Infografia Digital e Ciberjornalismo Académico.

O programa das Jornadas inclui a avaliação de sites portugueses com base na grelha de medição do aproveitamento das potencialidades da Internet desenvolvida pelo professor da UP Fernando Zamith. No evento será anunciada ainda a realização do 2.° Congresso Internacional de Ciberjornalismo.

“A ideia é fazer a permuta de ano em ano entre as Jornadas e o Congresso. O ponto de união entre os dois eventos é a entrega dos prémios e a aplicação da grelha avaliativa, que desde 2006 é utilizada para analisar o panorama do ciberjornalismo português”, afirma Zamith.

As Jornadas trazem às instalações do curso de Ciências da Comunicação da UP os conferencistas António Granado, da Universidade Nova de Lisboa e editor do Publico.PT, e Javier Díaz Noci, da Universidade Pompeu Fabra, Barcelona. As apresentações centram-se na investigação e no ensino do jornalismo online. A entrada é gratuita, mas será exigida inscrição prévia.