A direcção da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), do Instituto Politécnico do Porto (IPP), aceitou o pedido de demissão apresentado no início de Maio pela professora adjunta que, alegadamente, terá cometido plágio.

Contactado pelo JPN, o presidente da ESEIG, Flávio Ferreira, afirmou que o pedido de demissão “foi aceite”, sem proferir mais declarações sobre o caso.

Também Rosário Gambôa, presidente do IPP, confirmou ao JPN que “a docente pediu a demissão e que o pedido foi aceite” pelo ESEIG. Quanto à “infracção que a docente terá, ou não, cometido”, a presidente do IPP referiu que se terá de “aguardar pela decisão da Universidade do Minho”, que deverá acontecer no “final deste mês”, refere a instituição em comunicado enviado ao JPN.

“Trata -se de um processo que necessita ser devidamente investigado, impondo-se uma averiguação e confirmação dos factos, necessárias à tomada de uma decisão legalmente enquadrada”, pode ler-se no documento.

Contexto

Recorde-se que a tese de doutoramento da agora ex-docente do ESEIG (IPP) foi apresentada em Dezembro de 2009, na Universidade do Minho, em Braga. O documento elaborado é uma suposta cópia de duas teses de doutoramento.

Uma, apresentada na Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, em 2005, por Sérgio Luiz Masutti, intitulada “Potencial Regional de Desenvolvimento de Redes Interorganizacionais“. Outra, elaborada por Tuula Mittila, de título “Relation Trine: An Analysis of Industrial Supplier – Costumer Relations“, apresentada na Universidade de Tampere, na Finlândia, no ano 2000.

Comparação:

Analisando o conteúdo das três teses, apresentamos alguns excertos que podem ser alvo de comparação.

Comparando a tese da ex-docente com a do doutorando brasileiro, apresentamos estes extractos:

Tese da ex-docente do ESEIG: “A economia da oferta transformou-se numa economia da procura gerada pelo desenvolvimento das comunicações. O comércio mundial evolui mais e apresenta uma dinâmica muito superior à produção” / “A economia de oferta centra-se nas capacidades instaladas.”

Tese de Sérgio Luiz Masutti: “Ocorreu a substituição da economia da oferta, pela economia da procura motivada pelas comunicações. O comércio mundial cresceu muito mais que a produção, nas últimas décadas” / “A economia de oferta estava centrada nas capacidades instaladas.”

Comparando a tese da ex-docente com a do investigador finlandês, apresentamos estes extractos:

Tese da ex-docente do ESEIG: “Como fronteiras das relações de marketing introduz
quatro critérios: a intercepção dos aspectos das relações sociais, as sanções socioculturais, filosofia dos requisitos da ciência e os propósitos e valores dos actores sociais na relação”

Tese de Tuula Mittila: “For the boundaries of a marketing relantionship he introduces four criteria, na intersection of the aspects of social-relationships, social-cultural sanctions, philosophy of science requirements, and purpose and values of the social actor in the relationship.”

O JPN tentou, sem sucesso, obter declarações dos dois autores das teses em questão.