Segundo dados da International Data Corporation (IDC), através do estudo “IDC European
Mobile Phone Tracker”, em Portugal, no terceiro trimestre de 2012, venderam-se 1.13 milhões de unidades de telemóveis (telemóveis tradicionais e smartphones), ou seja, menos 18% do que no mesmo período do ano anterior.

No que diz respeito à venda de telemóveis tradicionais, registou-se uma queda de 32% face ao período homólogo – menos 679 mil unidades. Por outro lado, a venda de smartphones cresceu, no mesmo trimestre, 21% em relação ao período homólogo, o que representa uma venda de 451 mil unidades.

Mas mais do que isso, representa 40% de todas as vendas do trimestre em causa. Isto é, quase metade das vendas de aparelhos de comunicação móvel, em Portugal, foram de smartphones. Na verdade, a nostalgia de enviar uma SMS a partir de um telemóvel tradicional parece cada vez mais em extinção.

Contudo, as fracas vendas de telefones de anterior geração, neste trimestre, são atenuadas pelo facto de os resultados não terem sido tão baixos como os do segundo trimestre de 2012. Francisco Jerónimo, responsável europeu da área de telefones móveis da IDC diz que tal sucedeu porque “no período de verão verifica-se uma maior compra de telefones tradicionais por parte dos emigrantes portugueses, que precisam de estar contactáveis durante as férias em Portugal”.

A IDC refere, também, em comunicado, que se prevê uma queda contínua da venda de telemóveis até ao final do ano e, ainda, ao longo de 2013.