Primeiro foi o Chromebook, um computador portátil de 190 euros, que ameaçou as marcas de tecnologia concorrentes da Google. Agora, a empresa do logótipo colorido está a desenvolver, com a Motorola – que adquiriu em maio, por 12,5 mil milhões de dólares (9,4 mil milhões de euros) -, o seu próprio smartphone. O objetivo é desafiar a Apple e o seu iPhone, bem como os dispositivos da Samsung.

Para já, sabe-se que o aparelho intitula-se “X Phone”. No entanto, segundo o “The Wall Street Journal”, trata-se de um nome de código usado entre os membros do projeto, que é liderado por Lior Ron, outrora ligado à equipa do Google Maps.

A sinergia entre a Google e a Motorola vai permitir que o “X Phone” chegue ao mercado com o somatório daquilo que a empresa tecnológica e a empresa de telecomunicações melhor sabem fazer. Uma tecnologia de ponta no que diz respeito à câmara e ao software de fotografia do telemóvel, com a obtenção de melhorias siginificativas na saturação de cor e na capacidade de capturar imagens panorâmicas, é algo que as duas empresas estão a tentar incorporar no “X Phone”.

Ecrã maleável?!

Além disso, o aparelho pode vir a ter um ecrã maleável, uma característica que funcionaria como espécie de trunfo deste smartphone da Google. A flexibilidade do ecrã permitiria torná-lo mais resistente a impactos, bem como moldá-lo em diferentes formas.

O “X Phone” deve ser lançado ainda em 2013, com o sistema operativo Android e, seguindo o estilo da marca que o patrocina, perspetiva-se que seja diponibilizado em várias cores.