O segmento dos dispositivos móveis é um mercado cada vez mais dominado pelo Android – que ocupa o primeiro lugar – e o iOS, que foram responsáveis pelas vendas de 91,1% dos smartphones no quarto trimestre de 2012, de acordo com dados divulgados pela empresa de consultoria International Data Corporation (IDC).

As duas empresas norte-americanas, Apple e Google, aumentaram significativamente as vendas na ordem dos 70%, o que equivale a um total de 207,6 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre de 2012, enquanto no período homólogo de 2011 foram apenas vendidas 112 milhões de unidades.

Top 5 sistemas operativos:

1 – Android
2 – iOS
3 – Blackberry
4 – Windows Phone
5 – Linux

Segundo os dados da IDC, a plataforma da Google é a mais popular com 159,8 milhões de dispositivos vendidos, o que representa um aumento de 88% face ao ano anterior. Em segundo lugar ficou o sistema operativo da Apple com 47,8 milhões de unidades comercializadas e com uma taxa de mercado de 21%. No entanto, é preciso lembrar que só a Apple vende os iOS, enquanto o Android é adotado por várias marcas e modelos.

Já a Blackberry ficou em terceiro lugar neste top 5 do estudo publicado na BusinessWire. Com apenas 3,2% do mercado dos smartphones, a plataforma teve uma queda de 43,1% nas vendas do último ano.

O Windows Phone conseguiu o maior crescimento (cerca de 150%), com 6 milhões de equipamentos ativados e uma taxa de mercado de 2,6%, situando-se em quinto lugar. Será que a aposta da Microsoft pode alterar esta tendência de mercado? Em 2013 o mercado dos smartphones vai ter novos dispositivos, entre eles o Ubuntu Phone e o Tizen.