Este sábado, 12 de outubro, às 20h, sete mil pessoas vão concentrar-se na Praça da Ribeira para iniciar um percurso de seis quilómetros (para quem vai fazer caminhada) ou de 12 quilómetros (para quem se aventura na corrida). Muitas ou poucas horas depois, saltos, subidas e descidas depois, é nesse mesmo local que, por fim, atravessam a meta.

Entretanto, os atletas – que não precisam necessariamente de o ser – hão-de passar a Ponte Luís I, dar a volta ao Palácio de Cristal, conhecer o Jardim das Virtudes, passar pela Alfândega, subir as escadas dos Guindais, espreitar as Caves do Vinho do Porto (sem paragens!) e ‘escalar’ até ao Mosteiro da Serra do Pilar. E estes são apenas alguns dos pontos de passagem.

Mais uma corrida em breve

Antes da partida, a Urban Events, responsável pelo Urban Trail, fará uma largada de três mil balões coloridos com leds, uma iniciativa para promover a Electric Run Portugal. Trata-se de um novo conceito de corrida que desafia os participantes a correr, caminhar ou dançar ao som da música, envolvidos num ambiente de fantasia, de luz e de cor. Portugal vai ser o primeiro país da Europa a receber esta prova, que chegará ao Porto, Lisboa e Algarve em datas a anunciar brevemente.

Para quem vai fazer caminhada, o percurso é mais tranquilo mas o objetivo é o mesmo: conhecer a cidade de uma forma diferente. E para os que falharam as inscrições do Meo Urban Trail, que já estão esgotadas, a organização decidiu dar uma nova oportunidade: entre esta sexta-feira e sábado, vai colocar à venda mais 500 bilhetes extra.

A venda começa assim que começar a distribuição dos kits aos participantes já inscritos (que acontece na Casa do Infante) e há que ser rápido (já a treinar para a corridinha) e levar dinheiro no bolso: 12 euros para quem preferir caminhar, 23 euros para os mais afoitos da corrida.

O kit, a que também os mais tardios terão direito, inclui uma luz frontal para a cabeça (corrida) ou uma lanterna (caminhada), t-shirts com bandas refletoras e um saco de costas. Equipados a rigor e com o tempo a favor (segundo as previsões meteorológicas), é só pôr pernas a mexer. Os mais rápidos quer dos homens quer das mulheres têm direito a prémio: viagem e inscrição para a Urban Trail Internacional em Lyon, França, em abril de 2014.

Esta é já a segunda vez que o evento se realiza no Porto e em Gaia. A corrida começa oficialmente às 21h e a caminhada, 20 minutos depois. Mais informações, basta consultar o guia essencial.