Se há coisa de que todos os jovens gostariam era de que o dinheiro “esticasse”. Não chegar ao fim do mês “à rasca”, comer saudavelmente todos os dias e ter ainda condições para, de vez em quando, sair com os amigos sem estar preocupado com o dia de amanhã.

No entanto, não é impossível fazer tudo isto. Mas, para isso, é preciso ter uma qualidade: “literacia financeira”. Ou, trocando por miúdos, saber como lidar com o dinheiro. A pensar nisso, e aproveitando o Dia Mundial da Poupança que se aproxima, a Universidade do Porto (UP), em parceria com o Cetelem, promove, esta quinta-feira, nas 11 cantinas dos Serviços Académicos e Sociais (SASUP), o projeto “Literacia Financeira à La Carte”.

Trata-se de uma iniciativa dos alunos da Faculdade de Economia (FEP) que, no passado ano letivo, venceram o concurso de ideias da competição “Educar na U. Porto”, traduzindo-se na distribuição de papéis para tabuleiros com conteúdos económico-financeiros. “Uma forma casual de sensibilizar o público académico para importância da literacia financeira no quotidiano”, lê-se, em comunicado.

“Durante as refeições, os estudantes da Universidade do Porto serão confrontados com informação financeira, desde curiosidades, à definição de conceitos, a dicas de gestão orçamental, e pequenos Quizz, que lhes chegarão através do individual do seu tabuleiro”. Prevê-se, portanto, um almoço construtivo nas cantinas da UP.