Do lado republicano, Donald Trump reuniu a maioria das preferências entre os eleitores que participaram na “Super terça-feira” das eleições primárias norte-americanas. O empresário venceu em sete dos 11 estados onde se realizaram eleições:  Alabama, Arkansas, Georgia, Massachusetts, Tennessee, Vermont e Virginia.

Nos estados do Texas e do Oklahoma, a vitória foi de Ted Cruz enquanto no Minnesota, Marco Rubio conseguiu vencer e continua, por enquanto, na corrida. Contudo, nestes três estados o apuramento de delegados não segue a regra “winner-take-all”, isto é, o candidato mais votado não fica com todos os delegados em jogo. Assim, nestes três estados, apesar de não ter sido o candidato mais votado, Trump recolheu um número suficiente de delegados para ser considerado o maior favorito na corrida até à Convenção Nacional Republicana, agendada para julho, em Cleveland, no Ohio.

Trump saiu destas eleições com 285 delegados garantidos, seguido por Ted Cruz que já assegurou 161. Marco Rubio com 87 delegados é o candidato mais próximo dos dois primeiros. De relembrar que o candidato republicano à corrida para a presidência americana necessita de pelo menos 1.237 delegados de um total de 2.472.

Nos democratas, Clinton foi a grande vencedora. Arrecadou mais votos  nos estados de Alabama, Arkansas, Georgia, Tennessee, Texas, Virgínia e Massachusetts, neste caso com uma vitória tangencial de 50,3% contra  48,5% do senador Sanders.

Por seu turno, Sanders ganhou em casa. O senador do Vermont garantiu uma vitória esmagadora – 86,2% contra 13,6% de Clinton. Bernie Sanders triunfou também no Colorado, Minnesotta e Oklahoma.

Feitas as contas, Hillary Clinton conquistou, até ao momento, um total de 544 delegados desde que começaram as primárias democratas. Sanders assegurou 349 delegados, sendo que são precisos pelo menos 2.382 para sair vencedor.

Já no sábado, os democratas vão outra vez a votos no Louisiana, Nebraska e Kansas. Os republicanos também, em quatro estados: Kansas, Kentucky, Louisiana e Maine. As eleições primárias terminam em junho.

 

Artigo editado por Filipa Silva