A falta de “entendimento que permitisse assinar os contratos e viabilizar a prova, sem custos significativos para as duas autarquias” é a razão apontada no site da Câmara do Porto para a não realização do Campeonato do Mundo de F1 em motonáutica deste ano. O evento, que aconteceu pela primeira vez nas margens do rio Douro no ano passado, estava programado para os dias 29, 30 e 31 de julho.

O Grande Prémio atribuído em 2015 foi suportado pelas autarquias do Porto e de Gaia com custos de mais de 450 mil euros. Os municípios “identificaram a necessidade de encontrar um caminho de sustentabilidade para a competição” e procuraram um patrocinador.

Foi, então, acordado com uma empresa estrangeira, cujo nome não foi revelado, um “suporte para a quase totalidade das despesas”, mas na fase final de negociações acabou por não ser fechado o acordo.

Porto prepara-se para receber Rali de Portugal

Prova confirmada na cidade do Porto é o Rali de Portugal que foi esta quinta-feira apresentado na Exponor, pela Automóvel Club de Portugal (ACP). Este ano, a 50ª edição da competição mundial passa, pela primeira vez, na baixa do Porto, com uma dupla classificativa, intitulada “Porto Street Stage”.

Quase uma centena de carros de competição vão percorrer um traçado de 1.850 metros. Partida na Praça D. João I até à Trindade, junto à estação, descida dos Aliados, até São Bento, para subir a Avenida D. Afonso Henriques e terminar no topo, junto à Sé. Segundo fonte da comunicação da PortoLazer, entidade organizadora do evento, o percurso exato e os locais intransitáveis nos dias da prova – entre 19 e 22 de maio – vão estar disponíveis “até ao final deste mês”.

“No dia 20 de maio até às 23h00, desde as 8 ou 7 da manhã”, todo o traçado vai estar fechado ao trânsito, assim como algumas zonas circundantes.

Em termos de segurança, está a ser elaborado um plano que envolve as autoridades: PSP e Proteção Civil.

O espaço onde o público pode assistir está dividido em zonas de bancada, com melhores condições para as pessoas que decidirem permanecer ao longo da tarde a assistir à prova. O preço dos bilhetes de acesso a esta zona é de 25 euros. As zonas de peão têm acesso livre.

Os carros vão passar pelas ruas da baixa por volta das 19h00 no dia 20 de maio, mas durante o dia está previsto um “programa paralelo”, anunciado “em breve”. Nesse programa vai constar, por exemplo, “uma prova de clássicos desportivos, que vão fazer o mesmo troço que os outros concorrentes”.

Em 2010, o Rali de Portugal passou pelo Porto, mas apenas com uma demonstração nos Aliados. A prova foi batizada de “Porto Road Show” e envolveu nove carros.

Artigo editado por Filipa Silva