O Boavista derrotou, este sábado, em Leiria, a equipa do União por duas bolas a zero. No Magalhães Pessoa, Miguel Leal estreou-se como treinador dos portuenses – substituiu Sanchéz a meio da semana – e não poupou os melhores jogadores.

O resultado foi uma equipa agressiva e uma vitória construída no primeiro tempo. Iuri Medeiros foi o desequilibrador de serviço e Carraça brilhou com duas assistências e bom controlo de bola no miolo. O Boavista segue, assim, em frente na prova rainha do futebol português. O União de Leiria, atualmente a disputar o Campeonato de Portugal, fica pelo caminho.

Estreia e entrada afirmativas

O primeiro onze de Miguel Leal ao comando dos axadrezados logo deu a entender que o jogo era para ganhar. O novo treinador não se deu a poupanças e apresentou uma equipa forte. O Boavista entrou bem no jogo, pressionante, e a resistência do União durou 10 minutos, altura em que Iuri Medeiros abriu a contagem, na sequência de um cruzamento de Carraça. A bola ainda embate em Rukas antes de entrar.

Cinco minutos depois, o Boavista fazia o segundo, por Lucas. Carraça voltou a estar na jogada, ao marcar o canto que daria origem ao golo.

Iuri foi o desequilibrador de serviço na primeira parte sempre com diagonais a partir da direita. No meio-campo, Carraça e Fábio Espinho eram os responsáveis pela organização do ataque da equipa.

A expulsão de Ernest aos 40′ – o árbitro da partida considerou que o jogador do União agrediu Henrique e mostrou a cartolina vermelha ao médio – veio fortalecer ainda mais a posição dos axadrezados.

Na segunda parte, o Boavista entrou com um ritmo mais baixo e permitiu que o União assustasse Agayev por algumas ocasiões. No entanto, a equipa de Miguel Leal foi controlando a partida até ao apito final, carimbando a passagem à próxima fase da competição.

“Prefiro jogar com os grandes”

No final da partida, Miguel Leal mostrou-se satisfeito com a prestação da equipa, referindo que a vitória “ajuda muito na motivação”.  Para o técnico houve aspetos positivos que têm de ser melhorados e aspetos menos positivos que “irão ser analisados e corrigidos”.

Relativamente ao próximo adversário na prova, Miguel Leal não escondeu que gostaria de defrontar um grande e deixou uma certeza: “Até porque também nós somos grandes. Podemos ainda não conseguir dominar o jogo, mas vamos chegar lá”.

Ficha de Jogo
Competição:
Taça de Portugal – 3ª Eliminatória
Estádio:  Municipal Dr. Magalhães Pessoa

Equipa de arbiragem
Árbitro: Manuel Oliveira
Árbitros-assistentes: Pedro Ribeiro e Tiago Leandro
Quarto árbitro: Pedro Maia

União de Leiria
Onze inicial:
Wilson; Filipe Brigues, Anilton, Rukas, Kaká; Tony Correia, Fábio Pereira; André Azevedo, Diego, Ernest; Jorginho.
Suplentes utilizados: Kevyn, Caetano e João Coimbra

Boavista
Onze inicial:
Agayev; Tiago Mesquita, Henrique, Lucas, Talocha; Carraça, Idris; Iuri Medeiros, Fábio Espinho, Bukia; Erivelto.
Suplentes utilizados: Renato Santos, Schembri e Tengarrinha

Artigo revisto por Filipa Silva