António Sousa Pereira toma posse, esta quarta-feira, como Reitor da Universidade do Porto. A cerimónia está marcada para as 11h00 no Salão Nobre da Reitoria, localizada na Praça Gomes Teixeira.

Na ocasião, deverão estar representadas as principais instituições da cidade – Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, será um dos presentes – e da região.

Quanto aos discursos da cerimónia, Miguel Cadilhe, que preside ao Conselho de Curadores da UP, é o primeiro a intervir, seguido do de Artur Santos Silva, desde o ano passado presidente do Conselho Geral que elegeu António Sousa Pereira em abril.

E é o novo Reitor que encerrará a cerimónia com um discurso que promete dar mais algumas pistas sobre a estratégia que tem delineada para a UP nos próximos quatro anos. A equipa escolhida pelo novo responsável máximo da UP também assume funções.

António Sousa Pereira sucede no cargo a Sebastião Feyo de Azevedo depois de uma eleição muito renhida. O antigo diretor da Faculdade de Engenharia deixa a Reitoria ao cabo de um mandato de quatro anos.

Nascido em 1961, no Porto, António Sousa Pereira é licenciado, mestre e doutor em Medicina, sendo desde 2004 diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, cargo que agora deixa para assumir os destinos da universidade.

Em entrevista dada ao JPN ainda antes da eleição, prometeu apostar na interdisciplinaridade no seio da instituição, na afirmação externa, na melhoria dos serviços e na aproximação aos estudantes.

A cerimónia desta quarta-feira vai poder ser acompanhada em direto a partir deste link.

Artigo atualizado às 17h42 com a inclusão do link para a página onde vai ser possível ver a cerimónia de tomada de posse em direto.