A Universidade do Porto (UP) vai abrir mais 55 vagas no próximo ano letivo por via do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cuja primeira fase de candidaturas começa esta quarta-feira.

Os cursos de Engenharia Informática e Computação (FEUP), com mais 18 lugares, de Gestão (FEP), com mais 15, e de Engenharia e Gestão Industrial (FEUP), com mais dez vagas, são os mais beneficiados.

O aumento de meia centena de lugares deve-se, por um lado, a um novo critérios adotado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) na fixação de vagas, que permitiu um aumento de admissões nos cursos mais procurados em 2018 (cursos “com um grande número de candidatos em primeira opção com nota superior a 17 valores”).

Por outro lado, a instituição beneficiou da abertura de um novo curso na Faculdade de Ciências – Engenharia Geoespacial – que, sozinho, justifica mais 25 vagas.

Os cursos de Medicina, tanto na FMUP (245) como no ICBAS (155), mantêm as suas vagas, como era, aliás, esperado.

No total, a UP vai abrir 4.031 vagas em 52 cursos. É a segunda universidade com mais lugares no país, a seguir à Universidade de Lisboa (7.243).

O Politécnico do Porto, por sua vez, perde mais 43 vagas depois de, já no ano passado, se ter visto forçado a cortar 115 lugares (as instituições de Lisboa e do Porto tiveram de cortar 5% das vagas por determinação do MCTES).

Desta feita, a quebra também se ficará a dever a outro critério de fixação de vagas do Governo, que também estreia este ano, e que determina nova redução de vagas em Lisboa e no Porto em ciclos de estudos que em 2018 tenham ficado “sem qualquer candidato em primeira opção com nota superior a 17 valores“, exceptuando da regra cursos de formação em competências digitais e ciências de dados.

No total, o Politécnico do Porto terá disponíveis 2.852 vagas em 65 cursos.

Contas feitas, nas três instituições públicas da cidade do Porto haverá, no ano letivo 2019/2020, mais 12 vagas do que no ano passado – o correspondente à diferença entre o aumento da UP (mais 55) e a diminuição do IPP (menos 43), já que em Enfermagem o número será o mesmo: 257 vagas.

A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso estende-se até ao dia 6 de agosto e decorre por via eletrónica na página da Direção-Geral do Ensino Superior.

No total do país, foram abertas 51.568 vagas no regime geral de acesso (concurso nacional e concursos locais), um número praticamente igual ao do ano passado, estimando o ministério um número também semelhante de candidatos, tendo em conta os resultados dos exames nacionais. O ano passado, foram 49.362 os que concorreram na primeira fase.

As Engenharias, como vem sendo habitual, lideram no número de vagas (9.382), seguidas das Ciências Empresariais (7.511) e da Saúde (6.649).