Há um ano, a Universidade do Porto (UP) anunciou uma parceria com o TIP – Transportes Intermodais do Porto que permitiu pela primeira vez aos seus alunos com assinatura Estudante renovarem o perfil Andante de forma digital, sem necessidade de se deslocarem a uma loja.

A iniciativa teve por objetivo retirar dos locais de atendimento alguns dos muitos estudantes que todos os anos ali acorrem para renovarem a assinatura.

Cerca de 1.500 estudantes da UP aproveitaram a novidade, de acordo com dados disponibilizados pelo TIP ao JPN.

Este ano, a parceria com a Universidade do Porto “vai manter-se”, confirma o TIP, mas há alterações importantes a registar.

O que muda?

A primeira grande alteração resulta da extinção da assinatura Estudante, determinada pelo Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART). O único tarifário agora disponível para os estudantes do Ensino Superior é o Sub23.

A título de exemplo, refira-se que no primeiro semestre de 2019, estavam ativas 20.900 assinaturas Estudante e 10.800 Sub23.

Agora, todos os alunos que têm assinatura Estudante “precisam de adquirir um novo cartão”. Para o efeito, têm “obrigatoriamente de se deslocar a uma loja Andante ou bilheteira CP com venda Andante”, esclarece o TIP. A renovação online não é uma opção para estes estudantes.

Quem já tem a assinatura Sub23, tem duas opções. Se quiser renovar já o perfil, tem de o fazer numa loja Andante, presencialmente. Pode também aguardar pela “segunda quinzena de setembro” e tratar do processo por via digital. Isto porque, garantiu o TIP ao JPN, nessa altura, a plataforma estudante.tip.pt estará novamente operacional.

Mas atenção aos prazos, porque de acordo com a informação disponível online, os estudantes têm até 30 de setembro para renovarem as suas assinaturas.

Tarifário

O tarifário Sub23 proporciona descontos de 25% ou 60% aos estudantes do Ensino Superior. Os 60% estão reservados aos beneficiários do escalão “A” da Ação Social Escolar.

As mensalidades são de 22,50 euros para o Andante 3Z (três zonas) ou Municipal (um concelho) e de 30 euros para o Andante Metropolitano (todas as zonas). Os estudantes bolseiros pagam 12 euros no caso do Andante 3Z ou Municipal e 16 euros no caso da modalidade Metropolitana.

Segunda alteração

Há ainda uma segunda mudança para aqueles que optarem por renovar online. Se no ano passado, o processo de renovação tinha de ser concluído numa máquina de leitura instalada numa das faculdades da UP, este ano o processo tem de ser concluído num agente Payshop, informa o TIP, acrescentando que há “mais de 900 em toda a Área Metropolitana do Porto”.

Quanto ao alargamento da funcionalidade aos estudantes de outras instituições de Ensino Superior, não há para já novidades. O TIP indica que a parceria “poderá alargar-se ao Politécnico do Porto”, mas decorrem ainda “primeiros contactos nesse sentido”.