Depois da Metro do Porto é a vez da CP anunciar que vai limitar a sua operação na noite de São João, com o objetivo de “desincentivar a aglomeração de pessoas” na noite que costuma atrair centenas de milhares de pessoas até à Baixa do Porto.

As alterações, informa a operadora numa nota enviada às redações, vão afetar “a oferta noturna dos serviços Urbanos do Porto”.

Assim, de acordo com a empresa, “no final de dia 23 de junho e na madrugada do dia 24 de junho, vão manter-se os comboios da oferta regular sendo, no entanto, suspensas as ligações” entre Campanhã e São Bento. Os últimos comboios a circular são, de Campanhã para São Bento, o comboio que parte às 20h50, e no sentido inverso, o comboio que parte às 20h55.

No caso do metro do Porto, o encerramento, para todas as linhas, está apontado para as 23h30. E falta saber que alterações vão ser implementadas pela STCP, que ainda não anunciou que operação vai ter em curso nestas datas.

Além de cortes na oferta de transportes, habitualmente reforçados nesta noite, as autarquias do Porto e de Gaia anunciaram várias outras medidas que vão do encerramento dos estabelecimentos de restauração às 23h00 até à interdição de circulação, pedonal e automóvel, nos dois tabuleiros da Ponte Luiz I. Foi ainda anunciado um reforço das ações de fiscalização e policiamento na noite e madrugada de 23 para 24 de junho.