“Idiots and Angels”, do mestre da animação Bill Plympton, “Moscow, Belgium”, do belga Christophe Van Rompaey, e “Hansel & Gretel”, do sul-coreano Phil-sung Yim, são os principais vencedores o 29º Festival Internacional de Cinema do Porto.

JPN no Fantasporto

À semelhança de edições anteriores, o JPN marcou presença forte no Fantasporto. Toda a cobertura noticiosa do evento pode ser consultada aqui.

Bill Plymton é um realizador bem conhecido do “Fantas” e este ano foi reconhecido com o Grande Prémio da Secção Oficial de Cinema Fantástico e também com o Prémio Melhor Argumento. Também o filme que relançou o debate para o “bullying” adolescente no Reino Unido, “Eden Lake”, de James Watkins, foi galardoado com o Prémio de Melhor Realização e Melhor Actor, através o jovem Jack O’Connel. Macarena Goméz foi considerada a melhor actriz, pelo seu desempenho em “Sexykiller”, um dos filmes mais divertidos deste “Fantas”. O Prémio Melhor Curta-metragem foi entregue a Denis Vileneuve, por “Next Floor”.

Na Secção Oficial Orient Express, ganhou a película de Phil Sung-Yim, “Hansel & Gretel”, que foi também distinguida com o Prémio Especial do Júri na Secção Oficial de Cinema Fantástico. O Prémio Especial do Júri foi para um dos filmes mais apreciados pela audiência, “The Chaser”, de Hong-Jin Na.

A 19ª Semana dos Realizadores premiou “Moscow, Belgium”, de Christophe Van Rompaye, um drama do quotidiano. O Prémio Especial do Júri foi para “Palermo Shooting”, o mais recente filme de Wim Wenders. O cineasta alemão foi um dos convidados mais ilustres deste Fantasporto e, à semelhança de Paul Schrader (realizador do filme de encerramento oficial do Fantasporto, “Adam Ressurected”, em antestreia) e de José Fonseca e Costa, recebeu o Prémio de Carreira.

O Prémio Méliés de Prata foi para “Absurdistan”, de Veit Helmer, já distinguido no Fantasporto com “Tuvalu”, em 2000. O Prémio da Crítica foi para “Delta”, de Kornel Mundroczo, e o Prémio de Audiência coube ao filme de Darren Aronofsky, “The Wrestler”. O cinema galego foi também homenageado, no sentido de reforçar a ligação do norte de Portugal com a Galiza.

Público aumenta

Esta edição do Festival Internacional de Cinema do Porto contou com cerca de 50 mil visitantes com bilhete, o que representa uma subida na ordem dos 20% a 25% face a 2008. A tenda Cidade do Cinema incorporou mais uma sala de cinema, tornando-se um pólo atractivo de espectadores do festival, mas não só.

Razões que levam Mário Dorminsky a sublinhar que a 29.º edição do Festival de Cinema Fantástico “não foi o Fantas da crise”, como chegou a ser apelidado. Em plena sessão de encerramento, o director do festival salientou que os resultados deste ano podem constituir uma “recuperação”, relativamente às perdas da edição de 2008.

Centenas de estudantes de escolas nacionais, assim como mais de 40 estudantes de cinema de Barcelona marcaram também presença no “Fantas”. No próximo ano, o Fantasporto comemora 30 anos e, em princípio, realizar-se-á de 26 de Fevereiro a 6 de Março de 2010.