Em 2017, ficou a um passo do pódio (foi quinto em Taipé). Dois anos depois, Júlio Ferreira alcançou a ansiada medalha no taekwondo. Os combates que lhe valeram o bronze, na categoria de -74Kg, foram travados esta quinta-feira, nas Universíadas de Nápoles.

Conseguir agora a medalha é inexplicável“, comentou o estudante da Universidade do Minho à comunicação da Federação Académica do Desporto Universitário. “É daquelas metas que traçamos, que queremos alcançar, mas que ao mesmo tempo tudo parece estar contra isso… desta vez consegui!”, exultou o atleta.

O acesso à final foi barrado no combate das meias-finais, diante do iraniano Amirmohammad Bakhshikalhori, contra quem perdeu por 3-9. Ficou, assim, com o terceiro lugar do pódio graças aos três combates que venceu.

A medalha de Júlio Ferreira é a terceira conquistada pela missão portuguesa às Universíadas de Nápoles, depois da medalha de prata de Evelise Veiga no salto em comprimento e do bronze da seleção feminina de basquetebol.

Para o taekwondo universitário, esta é a quarta medalha em Universíadas, depois de três pratas: duas para Rui Bragança (Gwangjiu 2015 e Taipé 2017) e uma para Joana Cunha (Gwangjiu 2015).

Itália mais forte no voleibol

A seleção nacional universitária masculina de voleibol jogou, esta quinta-feira, um lugar nas meias-finais, mas a seleção da casa foi mais forte, derrotando os portugueses por 3-0 (25-16; 25-21 e 25-15). A equipa lusa vai agora discutir um lugar entre a quinta e a oitava posição. A República Checa é o adversário desta sexta-feira.

Evelise Veiga e Ana Oliveira participam na final do triplo salto, ao passo que Joana Ferreira corre a final dos 5000 metros.

Haverá ainda estudantes-atletas portugueses em competição na ginástica rítmica, no taekwondo e no ténis.