Pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes da Universidade do Porto que têm o Andante Sub23 vão poder renovar o perfil online, de forma digital, evitando a deslocação a uma loja Andante. Mas vão ter de esperar pelo dia de arranque do ano letivo para o fazer, uma vez que segundo informam a Universidade do Porto (UP) e o TIP-Transportes Intermodais do Porto, parceiros do projeto, só a partir de segunda-feira (21) é que estará operacional o site estudante.tip.pt.

É lá que, evitando uma deslocação às lojas, os estudantes da UP vão ter de se autenticar, recorrendo às credenciais do Sigarra, para registarem o número do seu cartão Andante ou do telemóvel (caso usem a aplicação Anda).

O Andante ficará assim automaticamente renovado, sendo depois necessário, para concluir o processo, o carregamento da primeira mensalidade, aqui já de forma presencial, mas com várias possibilidades de escolha: o carregamento pode ser feito numa loja Andante, numa bilheteira da CP com venda Andante, em municípios aderentes ou num agente Payshop.

No caso dos estudantes que usam a aplicação Anda, refere o TIP, “o processo de renovação é ainda mais simples ficando concluído aquando do registo no referido site”. “A mudança do cartão Sub23 para a APP Anda pode também ser feita online”, informa ainda o operador.

Quanto ao alargamento do sistema a estudantes de outras instituições de ensino superior do Porto, o TIP mantém, como tem informado em anos anteriores, ter em curso “ações” nesse sentido, mas como em 2018 e 2019 a possibilidade de renovar o perfil online mantém-se um exclusivo dos estudantes da UP, que são mais de 30 mil.

No ano passado, e apesar da renovação da parceria entre as duas entidades, muitos estudantes acabaram por ter de se deslocar a uma loja devido à extinção da assinatura “Estudante” (substituída pela Sub23), a reboque do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) do Governo, problema que não se deve colocar este ano.