O Palácio da Bolsa começou a ser construído em 1842 e, durante três gerações, vários foram os nomes da arquitectura, escultura, pintura e artes decorativas que contribuíram para tornar o edifício num dos mais belos da cidade do Porto e fosse considerado Monumento Nacional.

Actualmente, é palco da maioria das recepções oficiais do Norte e de diversos eventos, como assembleias gerais, concertos, exposições, conferências e apresentações. O Salão Árabe detém o maior destaque dentro do Palácio e recebe as comemorações mais importantes nacionais e internacionais.

Entidades e edifícios referenciados

O JPN dividiu os 30 edifícios e entidades que participam no Dia Nacional dos Centros Históricos, nas áreas de Religião, Cultura, Lazer, História e Património, Ensino e Solidariedade.

O Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, considerado Património Urbanístico da Humanidade pela UNESCO, é um projecto da Fundação da Juventude e tem como objectivo criar pontes entre a escola e a vida profissional e apoiar os jovens na criação dos seus projectos, através da transferência de externalidades positivas do sector artístico, criativo e cultural para outros sectores da actividade nacional e internacional.

A Casa do Infante foi mandada construir em 1325 pelo rei D. Afonso IV e é um dos edifícios mais antigos do Porto. Na época, era o local para onde seguiam todas as mercadorias enviadas para a cidade, para que fosse cobrado o imposto. Actualmente, e desde 1980, tem um espaço ocupado pelo Arquivo Histórico Municipal do Porto, com documentação, colecções e arquivos particulares desde a Idade Média.

A Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense foi criada em 2004 com o objectivo de reabilitar e promover a cidade. Este projecto pretende re-habitar a baixa portuense, desenvolver e promover o negócio e revitalizar o comércio, dinamizar o turismo, lazer e cultura e qualificar o domínio público. No Centro Histórico do Porto, as áreas de intervenção integram a Baixa tradicional e áreas substanciais das freguesias do Bonfim, Santo Ildefonso, Massarelos e Cedofeita.